Banhada ao sul pelo Mar do Caribe, Cuba oferece diversos roteiros

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/01/2010

Em 1.492, Cristóvão Colombo chegava a Cuba. As 4.195 ilhas, ilhotas e restingas, que formam o arquipélago, são famosas por suas águas cristalinas, de cor azul turquesa.

Banhada ao sul pelo Mar do Caribe, Cuba recebe uma atenção especial de mergulhadores de todos os continentes, já que se trata de um destino que proporciona não apenas belíssimos mergulhos, mas também uma parte histórica muito rica.

Com visibilidade de até 50 metros, o mergulhador pode apreciar uma grande variedade de espécies marinhas e formações verticais de corais multicoloridos.

A Freeway Diving, novo segmento de mergulho da Freeway, oferece diversos roteiros voltados para mergulhadores no país de Fidel Castro.

No roteiro Cuba - Mergulho Varadero o turista poderá admirar as belezas únicas do arquipélago. Em Varadero, balneário tipicamente turístico, existem três naufrágios, sendo estes os mergulhos mais procurados.

O mais conhecido é a Fragata Russa, navio afundado no tempo da "Guerra Fria", que hoje abriga diversas espécies marinhas em seu interior. Esse naufrágio recebe mergulhadores de toda parte do mundo. O roteiro de sete dias permite que o turista faça seis mergulhos, em águas de aproximadamente 29 °C.

Os mergulhos nessa região são embarcados, com duração, cada um, de aproximadamente uma hora. No sexto dia o turista fará um city tour por Havana, passando por seus pontos históricos e culturais.

Outro roteiro da Freeway Diving é o Cuba - Mergulho Maria La Gorda. Nessa viagem o mergulhador terá oito dias para contemplar a região.

Os mergulhos em Maria La Gorda são diferentes de Varadero , com uma variedade ainda maior de espécies marinhas e mergulhos em multinível, com grandes formações coralíneas e paredes.

Foto: Daniel Botelho

Fonte: Carolina Ferrero