Janela movida à energia solar é destaque na Fesqua 2010

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/10/2010

Não há novidade ao se falar em janelas com persianas elétricas. Mas o lançamento da Somfy para a Fesqua 2010 (Feira Internacional de Esquadrias, Acessórios e Componentes) aliou um componente sustentável ao objeto: A persiana é produzida com bateria integrada que é recarregada com energia solar.

A placa solar fica localizada na própria janela e mesmo em dias nublados a bateria é recarregada. Além disso, a janela também tem um sensor de obstáculos, que a faz parar caso seja detectada alguma barreira no percurso.

“Entre os grandes diferenciais está a autonomia, uma vez que funciona sem qualquer ligação elétrica com a casa. E além da economia em energia elétrica, o cliente também ganha comodidade, já que pode controlá-la por controle remoto”, afirma Licia Moura, gerente de Marketing da Somfy.

A Fesqua ocorre entre os dias 20 e 23 de outubro de 2010, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. “Acreditamos que a inovação é o que move o visitante, no entanto, novidades que agregam beleza e sustentabilidade são itens indispensáveis para o êxito de uma feira”, explica José Roberto Sevieri, presidente do Grupo CIPA.

O maior evento do setor na América Latina reunirá mais de 280 marcas do Brasil e do mundo para apresentar novidades para o mercado em plena expansão no país. Esta edição contará com uma novidade especial: a Fábrica de Esquadrias, que possibilitará que todo o público conheça de perto o processo de fabricação de uma esquadria, do corte do perfil à embalagem do produto.

Somente em relação à última edição, que aconteceu em 2008, a Fesqua cresceu mais de 34% em relação ao número de expositores, número este que deve crescer até a realização do encontro. A expectativa é ainda superar os negócios gerados na feira anterior, que foram de aproximadamente R$ 165 milhões.

Entre as entidades representativas do setor, estará a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio que promoverá encontros entre os associados. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil também estará presente com especialistas do setor, e para sanar dúvidas sobre o mercado de esquadrias e forros de PVC.

Simultânea à Fesqua, outro destaque é a realização da 1ª Feira Internacional do Vidro – VITECH. Por conta dessa sinergia entre os setores, os visitantes poderão acompanhar as novidades dos diversos tipos de modelagens e composições em vidraçaria, além de eventos ligados à construção civil, como a Expo Serralheria (Exposição de Produtos e Equipamentos para Serralheria), SEBRASER (Seminário Brasileiro de Serralheria) e Tecno Fachadas (Salão de Tecnologia e Acabamento de Fachadas).

Fonte: Bruno Pedroni