Escola de Bragança Paulista (SP) inaugura cozinha pedagógica

Editoria: Vininha F. Carvalho 18/05/2011

Proporcionar de maneira lúdica o gosto pela culinária e viabilizar aulas diferenciadas, favorecendo o raciocínio lógico, por meio de medidas de massa e volume dos alimentos, entre outros procedimentos. Estas são alguns dos objetivos da cozinha pedagógica, que a Escola Municipal “Profa.Maria Thereza Cacossi Salema”, de Bragança Paulista, está inaugurando nesta semana.

A cozinha pedagógica representa o projeto com o qual a escola participa em 2011 do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil.

Em sua Oitava Edição, o Programa abrange neste ano o apoio a 22 projetos de escolas públicas de três estados: São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Meio ambiente, comunicação, cultura e incentivo à leitura são algumas das áreas envolvidas.

Várias atividades estão marcando a inauguração da cozinha pedagógica nesta semana, como oficinas de culinária saudável com os alunos do ensino fundamental e infantil. A EM “Profa.Maria Thereza C.Salema”, no bairro Planejada I, atende a 240 alunos do ensino infantil e 330 do ensino fundamental.

Com a cozinha, equipada com apoio do Instituto Arcor Brasil, a escola também pretende enriquecer escrita e leitura através das receitas culinárias, incentivar a prática da pesquisa com enfoque na diversidade gastronômica e alimentação saudável e adequada e envolver pais/responsáveis como protagonistas do projeto e por meio da culinária criar condições para geração de renda.

Em oito anos, já são 166 projetos apoiados no contexto do Programa Minha Escola Cresce. A iniciativa visa dar respaldo técnico e financeiro a projetos concebidos pelas próprias escolas, após amplo diagnóstico interno.



Fonte: José Pedro Soares Martins