Lançada em Dubai a campanha Visite as Sete Maravilhas

Editoria: Vininha F. Carvalho 09/05/2013

A campanha Visite as Sete Maravilhas foi lançada na terça-feira (7/5), em Dubai, durante a Arabian Travel Market, uma das principais feiras de turismo internacionais. A promoção de todas as maravilhas, entre elas as Cataratas do Iguaçu, será feita em conjunto.

O superintendente de Comunicação Social e presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, disse que o compromisso de criar um roteiro turístico integrado foi assumido durante o congresso que, em maio do ano passado, reuniu representantes das sete maravilhas da natureza e da Fundação New Seven Wonders, em Foz do Iguaçu e em Puerto Iguazú(Argentina).

E é isso que estamos fazendo agora”, afirmou. Ele informou, também, que a criação das peças da campanha mundial Visite as 7 Maravilhas ficou a cargo da equipe de Comunicação Social da Itaipu Binacional.


- Uma só marca:

Eleitas depois de uma campanha global que durou quatro anos, as maravilhas mundiais da natureza se uniram para desenvolver em conjunto iniciativas de divulgação e promoção turística.

A marca Visite as Sete Maravilhas (Visit7Wonders) será utilizada como marketing e como plataforma online da campanha de turismo, sob licença da fundação suíça New7Wonders, a organização responsável por todas as campanhas das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

Além das Cataratas do Iguaçu, as Sete Maravilhas da Natureza incluem a Amazônia (América do Sul); Baía de Ha Long (Vietnã); Ilha de Jeju (Coreia do Sul); Ilha de Komodo (Indonésia); Rio Subterrâneo de Puerto Princesa(Filipinas); e Table Mountain, na África do Sul.

A campanha Visit7Wonders incluirá a promoção, em cada uma delas, de todas as sete maravilhas; promoção conjunta nas principais feiras de turismo; desenvolvimento de pacotes de turismo Visit7Wonders; uma plataforma de promoção entre operadoras, hotéis, companhias aéreas e outros setores ligados ao turismo e viagens; iniciativas conjuntas de turismo sustentável; e articulação de iniciativas educacionais e de sensibilização sobre o patrimônio natural.


- Impacto:

Jean-Paul de la Fuente, ao anunciar a campanha Visit7Wonders, afirmou que a intenção é somar todo o sucesso alcançado com a eleição para criar “uma única marca(das maravilhas) para a indústria do turismo”.

Ele lembrou que o impacto para o turismo, nas maravilhas que participaram e ganharam a eleição, “tem sido extraordinário”.

“Uma pesquisa independente mostrou que as Novas Maravilhas trouxeram, como resultado, valorização do turismo e resultados positivos de marketing”, afirmou, com taxas de crescimento na visitação superiores a 20%, em alguns locais.Um dos coordenadores da campanha Visit7Wonders, Marcelo Almada, acrescentou que a iniciativa “é algo nunca visto antes no mercado global de turismo”. Segundo ele, “Visit7Wonders vai se tornar uma das principais marcas mundiais de turismo”.


- Em Abu Dhabi:

O Destino Iguaçu está participando com um estande na Arabian Travel Market, onde estão atendendo os visitantes Jandira Pastorello, da Secretaria Municipal de Turismo; Ney Huberto Neves, representante do Iguassu Convention & Visitors Bureau no Rio de Janeiro; e Gisele Lima, da empresa Promo, de São Paulo, que presta serviços ao trade de Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu é o único destino turístico do Brasil presente na Arabian Travel Market 2013, aberta na segunda-feira (6/5).

A iniciativa da Gestão Integrada do Turismo foi elogiada pelo Setor Comercial da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi, segundo Jandira Pastorello. A feira, que prossegue até dia 9/5, recebe operadores e agentes de turismo de Dubai, Abu Dhabi, Mumbai, Oman, Uganda, Sri Lanka, Alexandria, Kuwait, Ucrânia, Paquistão, Qatar e Georgia, entre outros países e regiões.

Em 2012, o evento contou com a presença de 17.575 profissionais de 127 países do Oriente Médio, Europa, Ásia, Reino Unido, Américas, África e Australásia (Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e ilhas da região), além de 2.436 expositores de 79 países.


- Mercado:

Foz do Iguaçu é o segundo destino de lazer preferido dos estrangeiros que visitam o Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.

No ano passado, as Cataratas do Iguaçu, no lado brasileiro, foram visitadas por 700.573 turistas estrangeiros, um aumento de 8,98% em relação a 2011, segundo o ICMBio. O número de turistas das regiões assistidas pela Arabian Travel Market foi justamente o que apresentou maior índice de crescimento: Líbano, 19,5%; Taiwan, 49,68%; Índia, 28,36%; China, 12%; Japão, 39,78%; e Rússia, 42,40%.


- A Itaipu:

A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai.

Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh).

Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”.

A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Fonte: Itaipu Binacional