Sustentabilidade contribui para a empresa manter liderança global

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/06/2013

A Embraco, líder mundial na fabricação de compressores herméticos para refrigeração, assina no Dia Mundial do Meio Ambiente a Carta de Compromisso pela Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, iniciativa do Instituto Ethos.

O objetivo do documento é reforçar o compromisso do setor privado com o desenvolvimento sustentável e com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A iniciativa está inserida na estratégia de sustentabilidade da Embraco, que entre suas metas globais, pretende enviar zero resíduo para aterro até 2015. Hoje, a empresa já recicla aproximadamente 96% do total de resíduos gerados na produção de compressores.

Para atingir a meta, a Embraco atua na gestão e em iniciativas de redução de resíduos. Um exemplo é o programa de reciclagem chamado Top Verde.

O processo consiste em recolher e reciclar partes dos compressores descartados pelos clientes. Nos últimos 10 anos, mais de 3 milhões de compressores foram reciclados, sendo um número superior a 500 mil apenas no último ano.

“Sustentabilidade é um dos pilares estratégicos da Embraco. Há mais de 10 anos o tema é discutido dentro da formulação estratégica da empresa e tem sido uma dimensão no planejamento tecnológico de longo prazo da companhia.

Com essa premissa, revisitamos nossa estratégia de Sustentabilidade em 2012, com análises de dados de mercado, funcionários, clientes e de empresas competidoras globais, além de acessarmos um conjunto de informações sobre a situação mundial” informa Ursula Angeli, vice-presidente de Recursos Humanos, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (EHS), Comunicação e Sustentabilidade da Embraco.

“A partir disso definimos três grandes áreas de trabalho: pessoas engajadas para a sustentabilidade, produtos sustentáveis e cadeia de valor sustentável. Nessa última dimensão, olhamos a cadeia de fornecimento como um todo, desde a entrada de matérias primas, o processo de fabricação dos nossos produtos até a gestão de resíduos e a entrega dos produtos no mercado”, explica.

No processo de gestão de resíduos, a Embraco evitou em 2012 o descarte de mais de 112 mil toneladas de resíduos para aterros, globalmente.

Para reforçar suas estratégias de sustentabilidade, a Embraco assinou a Carta de Compromissos “Empresas Pela Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos”.

“A assinatura da Carta de Compromissos do Instituto Ethos reafirma o compromisso da Embraco com o desenvolvimento sustentável e com o avanço da gestão de resíduos sólidos no Brasil”, finaliza Ursula.

A Embraco é associada ao Instituto Ethos, uma organização da sociedade civil brasileira que mobiliza, sensibiliza e contribui para que as empresas possam gerir seus negócios de forma socialmente responsável.

As metas de sustentabilidade da Embraco contemplam também a redução do uso de água e energia elétrica necessárias no processo de produção de compressores, globalmente.

Em 2012, a empresa reduziu em 5% o consumo de energia elétrica necessária para produzir um compressor. Com o ganho de eficiência, deixaram de ser gastos mais de 17 milhões de kWh, o equivalente ao consumo de 80 mil pessoas por um mês.

Em relação à água utilizada na produção dos compressores, houve redução de aproximadamente 4% para produzir um compressor, o que equivale à economia de aproximadamente 25 milhões de litros de água, suficientes para abastecer 35 mil pessoas no período de um ano.

Fonte: Caroline Moraes