Manaus sedia evento internacional sobre Modelagem Ambiental na Amazônia

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/11/2013

Durante três dias, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza o Workshop Internacional sobre Modelagem Ambiental na Amazônia, que ocorre nesta quarta-feira (27/11), no Quality Hotel, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus

O evento científico tem como meta sintetizar os avanços alcançados da modelagem ambiental pela comunidade científica que atua na Amazônia, além de avaliar as necessidades de desenvolvimento dos modelos e coordenar os esforços de modelagem dos diferentes programas de pesquisa voltados para a Amazônia, tendo em vista melhorar a eficiência de uso dos recursos.

“A ideia do evento é fazer a integração e discussão dos projetos do MCT (Programa de Grande Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia – LBA; Pesquisas de Desenvolvimento de Métodos, Modelos e Geoinformação para Gestão Ambiental – Geoma; e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade - PPBio) para que nós tenhamos uma compreensão do conjunto e podermos ligar os resultados dos projetos”, afirma a gerente operacional do LBA, Hillandia Brandão.

Segundo o gerente científico do LBA, Laszlo Nagy, os temas abordados incluem modelagem do clima, hidrologia, solo, vegetação, uso da terra para entender os efeitos das mudanças globais sobre a Amazônia, inclusive na estrutura e funcionamento de ecossistemas, na qualidade e quantidade de serviços ambientais, no bem-estar e valores de populações humanas; respostas (adaptação e mitigação) sócio-ecológicas, e seus impactos nos ecossistemas.

“O impacto deste evento em termos científicos é inestimável, porque os resultados irão contribuir em como a pesquisa na área ambiental na Amazônia será formulada nas próximas décadas. Além disso, o legado do evento será assegurado pela participação dos alunos e os workshops para treinamento.

Através dos workshops, os alunos alcançarão um profundo conhecimento sobre o funcionamento do sistema socioecológico da Amazônia”, explica Nagy.

O workshop resultará em uma síntese dos esforços da pesquisa que usam modelagem como ferramenta principal na pesquisa científica, na área de meio ambiente na Amazônia.

Participação:

Os pesquisadores participantes do evento incluem instituições ligadas ao estudo de modelagem na Amazônia, tais como os pesquisadores do LBA, Inpa, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia da Amazônia (INCTs: Biodiversidade, Madeira, Serviços Ambientais, Adaptações da biota aquática, Geociências, Biodiversidade e uso da terra) e de Mudanças Climáticas (INCT-MC), REDE CLIMA, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (GEOMA, Laboratório Nacional de Computação Científica, Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Instituto de Matemática Pura e Aplicada e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas).

Workshops:

Dois workshops são oferecidos aos estudantes de pós-graduação
paralelamente ao evento. O workshop “Introdução à modelagem ambiental para a Amazônia: modelos de superfície representando paisagem, água e biogeoquímica” (em tradução livre), oferecido pelo pesquisador Antônio Nobre (Inpa/Inpe) e discute a modelagem ambiental, enquanto o segundo workshop está voltado a redação de artigos científicos e é oferecido pelo professor da Universidade de Edinburgh, John Grace. Ambos acontecem no Campus II do Inpa.

Fonte: Josiane Santos