A quem se destina o coaching?

Editoria: Vininha F. Carvalho 28/11/2013

Muitas pessoas já ouviram falar em coaching, porém, nem todas sabem muito bem do que se trata – e, por decorrência, desconhece qual é a sua utilidade.

O Coaching, quando bem aplicado, é válido para qualquer ser humano e em várias áreas de atuação. Quando se trata de empresas, por exemplo, para o dono da instituição ou um executivo contratado, esse indivíduo já é um líder por condição natural, ou está prestes a se tornar um.

Nessa situação, é ideal contar com um consultor que possa questionar os seus projetos, tendo a confidência como pressuposto básico.

“Nos negócios, o coaching é um processo ideal para o executivo que deseja esclarecer suas metas, valores e a visão da sua empresa, ou que precisa tomar decisões difíceis e quer discuti-la com um profissional capacitado, que possui o olhar "de fora" da empresa, ou seja, é capaz de fazer uma avaliação isenta de opiniões e de demais ações que possam atrapalhar” explica Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching.

O coaching também é ideal para profissionais fundamentais na empresa que precisam de ajuda pra tirar o máximo do seu talento nos negócios e aprimorar a sua capacidade de liderança, assim como para gerentes que precisam melhorar sua comunicação e suas técnicas de gestão.

“Também é importante o processo para gerentes que desejam usufruir o melhor da equipe e se relacionarem melhor com os demais gestores” diz.

Quando se trata de equipes, o coach (profissional do coaching) ajuda na gestão desse grupo, que precisa desenvolver competências e ter um melhor desempenho, ou para aquelas que estejam com algum problema no trabalho ou para focar nas metas e colocar em prática um bom plano de ação, sem distrações.

Madalena comenta que o coaching também é ideal para aquelas organizações que estão em fase de transição e para complementar treinamentos que não se mostraram eficazes, para o qual os participantes precisam de apoio contínuo no seu trabalho e para empreendedores que pretendem abrir uma empresa.

“Já na vida pessoal, o coaching é excelente para auxiliar desde aquelas pessoas que sofrem com os seus relacionamentos, até aquelas que pretendem ganhar mais dinheiro, porém não sabem como”, exemplifica.

Existem outros aspectos da vida pessoal que podem ser ajudados com o auxílio de um coach, como aquelas pessoas que estão insatisfeitos e infelizes com sua vida, mas não sabem o motivo, aqueles que acreditam que tudo está bem, mas podia estar melhor, aqueles que buscam desafios e querem sugestões e direções para que suas carreiras “decolem”, aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de comunicação, aqueles que querem desenvolver mais rapidamente suas competências, aqueles que se sentem perdidos e querem dar um novo rumo para sua vida.

“É muito comum as pessoas se sentirem sem rumo logo depois que se formam na faculdade e não sabem qual caminho tomar ou para recém aposentados, que querem continuar no mercado, mas não têm certeza de como fazer isso da melhor forma possível”, explica Madalena, que comenta que o coaching é ideal para quem vive alguma fase de transição, seja ela qual for.

Fonte: Madalena Feliciano - diretora do Instituto Profissional de Coaching