Alunos e professores aprendem a economizar água

Editoria: Vininha F. Carvalho 20/03/2014

Mostrar aos alunos da rede municipal de educação de Santo André, no ABC paulista, a como evitar o desperdício d´água.

Esse é o objetivo do Programa Reágua, promovido pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), com apoio do Banco Mundial.

A iniciativa consiste na promoção de ações de educação ambiental, além da realização de reformas e manutenção nos equipamentos hidráulicos das unidades de ensino.

A expectativa é envolver mais de 30 mil crianças e 200 professores de 44 escolas e 29 creches. O programa prevê visitas monitoradas dos estudantes a uma estação de tratamento de água (ETA), palestras e jogos educativos.

Os professores terão à disposição um curso de formação, que os tornará multiplicadores sobre o uso racional d´água na comunidade escolar.

Entre as ações propostas está a apresentação da peça de teatro “Cid, o robô do futuro”.

O personagem, que vive em um mundo onde há falta de água, pede às crianças que economizem e expliquem aos pais a importância de não desperdiçar água. Outra atividade é o jogo interativo “A Gotinha Feliz X A Gotinha Triste”. Por meio de cartões com imagens sobre as mais diversas formas de usar a água, as crianças auxiliam a equipe de instrutores a mostrar em que situações há economia ou desperdício de água.


DIAGNÓSTICO HIDRÁULICO:

Ao longo de 2013, técnicos do Semasa fizeram a vistoria das escolas da rede municipal para analisar todos os equipamentos hidráulicos.

A finalidade foi verificar o consumo médio, detectar vazamentos e avaliar a necessidade de troca ou manutenção dos aparelhos.

Desde fevereiro desse ano, 11 unidades escolares, de um total de 68, já passaram por algum tipo de intervenção.

Fonte: Jorge Fernando Rodrigues