Rio Claro sedia o 21º Campeonato Mundial de Balonismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/07/2014

Pontos coloridos pintam o céu de Rio Claro(SP) até o próximo dia 27 de julho. A cidade recebe, deste o último dia 17, o 21º Campeonato Mundial de Balonismo, que acontece pela primeira vez na América Latina e que teve o apoio para realização da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

A cidade de Rio Claro sediou nos últimos anos importantes campeonatos de balonismo, como a etapa da Copa Brasil, duas edições do Campeonato Brasileiro, o 1º Campeonato Sul-Americano e o Campeonato Ibero-Americano.

“Em 2011, o Instituto apoiou a captação do evento na Hungria e, em 2012, apoiou a promoção do campeonato na Lituânia. É um orgulho para o Brasil realizar uma competição tão bonita e atrativa para o
esporte mundial, um dos principais itens de divulgação do País como destino turístico. Nosso interesse é que essa prática se amplie, e o campeonato certamente vai contribuir com esse crescimento”, apontou o presidente da Embratur, Vicente Neto.

Aproximadamente 35 mil pessoas passaram pelo aeroclube de Rio Claro no domingo (20/7) para conferir o Mundial de balonismo, segundo estimativa da Defesa Civil do município.

O sucesso de público no primeiro fim de semana da competição, com presença maciça de rio-clarenses e visitantes de várias cidades, foi completado com grande quantidade de pessoas que saíram às ruas para ver a disputa entre 60 pilotos de 22 países.

Equipes da Alemanha, Argentina, Áustria, África do Sul, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Lituânia, Luxemburgo, México, Polônia, República Tcheca, Rússia, Suíça e Ucrânia disputam o campeonato.

O último dia de provas será sábado. No domingo (27/7), terá o encerramento com grande evento gratuito no aeroclube de Rio Claro com voos e show de acrobacia e programação musical.


- Apoio à Captação:

Com o Programa de Apoio à Captação e ou Promoção de Eventos Internacionais, a Embratur apoia órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na captação de eventos já consolidados, com abrangência internacional e que estejam, no mínimo, em sua terceira edição.

O auxílio à captação consiste em apoio à candidatura do País (e à cidade) na fase da disputa para ser a sede. Os temas podem ser técnico-científicos ou esportivos, lembrando que é necessário que o evento já tenha ocorrido em outros dois países que não o Brasil.

Fonte: Embratur