4 dicas sobre como agir quando tentam "puxar seu tapete"

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/04/2015

Um bom ambiente de trabalho é indispensável para que as pessoas exerçam suas funções de maneira plena e efetiva. Porém, as vezes, o problema não está nas ferramentas de trabalho ou no ambiente físico em si, mas sim nas pessoas.

Quem nunca ouviu casos de pessoas que tentam puxar o tapete de seus colegas de trabalho? Apesar de, muitas vezes, serem difíceis de identificar, esse tipo de colega está presente nos mais diferentes locais, desde hospitais, até imobiliárias.

Por diversas vezes, a vontade de prejudicar alguém vem da inveja que pode ser despertada em uma pessoa que percebe que seu colega se sai melhor no trabalho, consegue bater as metas com mais facilidade e tem um bom relacionamento com clientes, por exemplo.

"No mercado imobiliário, é comum casos como este, em que a facilidade de se comunicar com um cliente e efetuar a venda, por exemplo, pode causar um sentimento de irritação no colega ao lado, que não possui as mesmas características", explica Madalena Feliciano, Diretora de Projetos da empresa Outliers Careers.

Madalena afirma que, apesar de ser difícil, é possível identificar quando uma pessoa toma certas atitudes propositalmente, para prejudicar a outra.

A especialista cita atitudes que podem ser tomadas, a fim de evitar ser prejudicado em situações comuns que acontecem quando alguém tenta "puxar seu tapete".

- Confira:

1. Quando roubam seu crédito, apresentando sua ideia como se fosse autoria de outros:

Para se prevenir contra esse tipo de situação, a coisa mais segura a se fazer é enviar e-mails que falam sobre seu projeto em cópia a outros, inclusive para o chefe. Madalena orienta evitar "cópia oculta" , pois mostra que você está fazendo as coisas de maneira correta.

"Caso alguém tenha roubado seu trabalho ou ideia, faça perguntas, por exemplo, a seu chefe, de maneira que ele se questione sobre a real autoria do projeto. Em uma apresentação, ainda é possível falar na frente de todos, de maneira calma, por que seu colega está tomando para si o crédito", explica Madalena.


2. Quando falam mal de você:

A coach adverte: falar diretamente com a pessoa é o melhor a se fazer, para procurar entender por que a pessoa está tendo este tipo de atitude, se foi algo que você possa ter feito sem querer, etc. "Outras atitudes, como falar para seu chefe, ou devolver na mesma moeda, passam a imagem de imaturidade", pontua.


3. Quando tentam excluí-lo de projetos:

Nesse caso, o melhor a fazer é puxar a pessoa de lado, seja em um café ou almoço, e perguntar o que houve, e por que você não participará do projeto. "Às vezes, existe uma boa razão pra isso, mas nossa cabeça não consegue percebê-la, e fica imaginando coisas que não existem", pondera a coach.


4. Quando tentam passar por cima de você:

Neste caso, o comum é a pessoa inventar coisas como, por exemplo, que tentou entrar em contato para pedir uma opinião sobre um projeto, ou convidou-o para participar de algo, mas você recusou. "Nesta situação, comece a questionar, o colega, na frente dos outros integrantes da equipe, mostrando que você realmente se interessa pelo assunto, mas está faltando integridade por parte dele", finaliza Madalena.

Fonte: Madalena Feliciano