Planejamento estratégico: como tirar do papel e ter sucesso?

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/04/2015

O planejamento estratégico de uma empresa é um dos passos iniciais para se chegar ao sucesso. Mas o que é sucesso? O sucesso dependerá do objetivo inicial de um empreendedor e este é um pré-requisito essencial para se armar um planejamento estratégico eficiente.

Para o especialista em estratégia e fundador da Cinco Global, Amauri Nóbrega, o início de um bom planejamento estratégico é a definição de um objetivo.

“Depois de definir um objetivo estratégico para o seu negócio, há de se ter uma estratégia para atingi-lo. Por isso o nome planejamento estratégico”.

Amauri Nóbrega explica que devem ser definidas todas as ações necessárias para levar um negócio a seu objetivo. “O planejamento deve ser factível e simples, não precisa ser um livro enorme, pois precisa ser executado. Se errarmos nesta etapa, com certeza o objetivo não será atingido”, diz.


- Por que é importante traçar um planejamento estratégico?

“Pensemos na seguinte situação: uma viagem de carro de Porto Alegre a Natal. Aqui já se sabe o destino, mas durante o caminho algumas adversidades fatalmente surgirão.

Por isso, antes de pegar o carro e cair na estrada, todo o trajeto deverá ser estudado, assim como as condições da estrada, lugares para comer, dormir, abastecer etc. Dessa forma, a possibilidade de atingir o seu objetivo aumenta consideravelmente”, exemplifica Nóbrega.

Com o exemplo citado pelo consultor, percebe-se o quão importante o planejamento estratégico é para uma empresa. Mesmo sabendo o objetivo, ainda assim é difícil obter sucesso sem conhecer os percalços do caminho.

“Muitos saem em disparada, investindo nisso e naquilo sem ter um objetivo definido, outros definem o objetivo, porém não planejam se será possível atingi-lo com os recursos atuais”, explica.

Amauri Nóbrega ressalta, ainda, que o planejamento é fundamental para perceber o potencial de crescimento de um negócio. “Muitas vezes, pode surgir no planejamento uma necessidade de investimento que a empresa não tem condições de fazer naquele momento, logo, o objetivo deverá ser repensado”, completa.


- Como montar um planejamento:

O primeiro passo para estabelecer um planejamento é a definição da razão de ser da empresa, ou seja, por que foi criada e para atender que tipo de necessidade do cliente.

“Após ter isso bem definido, desenhe um esboço rápido com as principais atividades, parceiros, recursos, canais etc.”, ensina.

O especialista em estratégias aponta o próximo passo. “Crie e teste modelos, faça ajustes e, após sua validação, faça um portfólio de iniciativas que farão o modelo ganhar escala”.

Como última recomendação, Amauri Nóbrega pontua que, para tirar um planejamento do papel, é fundamental que sua execução seja factível.

“Não adianta criar um planejamento maravilhoso, mas impossível de se tirar do papel. É melhor criar algo simples, lembrando-se de seus recursos humanos, financeiros e materiais. Ter um objetivo estratégico é importante, planejar uma estratégia é essencial, entretanto, não menos importante do que esses dois passos iniciais, é o terceiro que é executar para, assim, obter o resultados desejados: atingir os objetivos estratégicos”, aconselha.

Fonte: Amauri Nóbrega é consultor executivo, palestrante, coach e escritor