Como convencer seu chefe para ser promovido ou ganhar aumento de salário

Editoria: Vininha F. Carvalho 08/06/2015

A insatisfação com o cargo ou o salário é comum no mundo corporativo. Em geral, os profissionais tendem a achar que estão ganhando pouco ou que mereciam ser promovidos. O coach de carreira Maurício Sampaio afirma que não há nada de errado em ter esse sentimento, mas só o desejo de ser mais valorizado não basta.

“Muitas pessoas veem o salário como algo devido a ser pago e, na verdade, ele é fruto de um resultado obtido. Quando o profissional só tem o objetivo de ver o dinheiro na sua conta todo mês, acaba estagnando a carreira. Esse pensamento faz com que uma boa parte dos empregados não saia da zona de conforto”, explica o especialista.

Fundador do Instituto MS de Coaching de Carreira, Sampaio aprendeu desde cedo esse conceito. “Há anos, quando trabalhava em uma grande instituição, eu fui com muito receio pedir um aumento e a resposta que recebi foi: "Maurício, não sou eu quem dá o seu aumento, mas sim você mesmo". Foi uma das mais sábias e inteligentes respostas que um grande líder poderia dar.”

O coach ressalta que, cada vez mais, os salários são medidos por resultados. “Somente reclamar não vai adiantar. É preciso gerar lucro para as organizações. e, se você conseguir isso, certamente será valorizado. Até porque, qual empresa quer perder um colaborar que dá resultado?”


- Colocando em prática:

Se você é um dos que deseja aumentar seus honorários ou ser promovido, Sampaio lista abaixo 3 passos para conseguir isso sem se tornar um chato ou aborrecer seu chefe:

- 1º Entenda o que significa reciprocidade. O “é dando que se recebe” é um dos gatilhos mentais que mais funcionam com os seres humanos. Repare quantas vezes você se pegou dizendo que precisava retribuir algo para alguém, sem que esse alguém te pedisse. Isso acontece porque provavelmente essa pessoa foi importante pra você algum dia, em algum momento. Então, acredite: se você cumprir bem o papel, criará uma reciprocidade com seu chefe.

- 2º Participe mais do que você já participa. Se você acha que se doa 100%, aumente para 120%. Esse aumento é o que fará a diferença. Envolva-se mais em grupos de trabalho, coloque-se à disposição para ser voluntário, sugira novas ideias.

- 3º Mensure seus resultados. Contra fatos não existem argumentos. Só falar para seu chefe “’quero aumento porque sou bom” não adianta. Você precisa provar que é bom mesmo!

“Se essas atitudes não levarem você a um novo patamar financeiro e organizacional, o melhor a fazer é rever sua escolha e, talvez, procurar um novo caminho profissional. Você pode estar na empresa errada ou, provavelmente, não faça parte dos projetos futuros da corporação”, finaliza o coach.

Fonte: Maurício Sampaio - palestrante, escritor e fundador do InstitutoMS de Coaching de Carreira.