Meio ambiente é um fator cada vez mais importante nas decisões de compra dos consumidores

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/08/2015

Pesquisa global realizada pela Tetra Pak com cerca de seis mil consumidores de 12 países diferentes aponta que mais de 75% do público entrevistado considera que o desempenho ambiental das embalagens tem influência sobre a marca de bebidas que compram.
O estudo revela ainda que há uma demanda crescente dos consumidores por produtos ambientalmente corretos.

Quando perguntados sobre os hábitos de compra recentes, dois terços dos entrevistados disseram ter adquirido produtos ecológicos, mesmo quando eles custam mais. A mesma proporção também afirma ter evitado marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais.

Entre os países pesquisados, os fatores ambientais foram considerados uma forte influência na escolha das marcas de bebidas principalmente em mercados em desenvolvimento como o Brasil, a China, a Turquia e a Índia, em comparação com o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão.

De fato, na Índia, China e Turquia, mais de 60% dos entrevistados disseram que sempre procuram informações ambientais sobre as bebidas que compram, em comparação com menos de 25% dos consumidores dos países desenvolvidos.

Acompanhando essa tendência, uma pesquisa paralela mostra que a maioria dos fabricantes de alimentos incluiu a questão “meio ambiente” em sua estratégia de negócios. Mais da metade estão agora focados na utilização de materiais de origem certificada e investindo em matérias-primas renováveis como diferenciação do produto.

De acordo Mario Abreu, Vice-presidente de Meio Ambiente da Tetra Pak, atualmente os consumidores esperam mais iniciativas ambientais das empresas e estão cada vez mais verificando as informações sobre dos produtos, antes de comprar.

“Como parceira da indústria de lácteos e de bebidas, a Tetra Pak está empenhada em ajudar os clientes a satisfazerem as expectativas dos consumidores, olhando para toda a cadeia do produto que fornecemos", afirma Mario.

"Isto inclui o fornecimento de matérias-primas de forma responsável, melhorar continuamente a eficiência energética das linhas de processamento e de envase, desenvolver produtos que utilizam materiais mais renováveis e que permitam a reciclagem mais fácil, além da prestação de serviços especializados para ajudar os clientes a reduzirem o impacto ambiental de suas próprias operações", completa.

Brasil

De acordo com a pesquisa 61% das empresas brasileiras priorizam as questões ambientais na estratégia de negócios, uma média superior aos outros países pesquisados (46%).

Os consumidores brasileiros também se destacaram em comparação aos demais: 51% dos entrevistados afirmaram que procuram informações nas embalagens se o produto é ecologicamente correto e 46% acreditam que as opções cartonadas são as melhores.

Entre os influenciadores, 86% deles acreditam que as embalagens com menos impacto ambiental agregam valor à marca. A maioria deles (59%) reconhece que os consumidores estão atentos aos rótulos das embalagens ecologicamente corretas.

Eles também pagariam mais por equipamentos com menos impacto ambiental (67%) e 88% acham importante para o futuro ter estratégias ambientais.

No Brasil 39% das empresas possuem a certificação FSC, um crescimento de 26% em apenas dois anos, se comparada à pesquisa de 2013, com 23% das empresas certificadas naquele ano, por exemplo.

Fonte: Rebeca Rodrigues