Conselho Nacional de Turismo apóia campanha contra o turismo sexual

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/12/2004

Em sua última reunião do ano, o Conselho Nacional de Turismo decidiu que 2005 será um ano de apoio à luta contra o turismo sexual no Brasil. Vários conselheiros apoiaram a iniciativa do Ministério do Turismo, que lançou uma campanha nacional de combate ao turismo sexual.

A reunião aconteceu em Salvador, onde também está em andamento o primeiro Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável.

O presidente da Federação Nacional dos Convention Bureaux e membro do Conselho, João Luiz dos Santos Moreira, afirmou que a entidade se engajará na campanha do ministério criando condições de multiplicar a sua atuação nos 46 escritórios que mantém em todo o País. A entidade conta com mais de 4.600 empresas associadas.“Temos que nos conscientizar que estamos em um novo momento de cidadania, onde temos que garantir a integridade física e moral de nossos jovens”, explicou.

Já o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Norton Linhares, anunciou a criação de um Código de Conduta, que deverá ser implementado em todos os estabelecimentos do setor até março de 2005. Além de conscientizar e treinar os profissionais do setor, a Federação pretende criar um selo específico para todas as empresas que aderirem ao Código.

O selo será a garantia que o estabelecimento ou equipamento turístico, seja hotel, bar, restaurante ou um táxi, está comprometido com o combate à exploração sexual infanto-juvenil.

“Vamos fazer parcerias com outras entidades, como a Abrasel – a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, e a ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, para que possamos efetivar um trabalho conjunto de grande responsabilidade social, inclusive chamando os empresários para assinarem o Código”, explicou Linhares.

A reunião do Conselho Nacional de Turismo contou com a presença do ministro do turismo, Walfrido dos Mares Guia, e do presidente do Instituto de Hospitalidade, Sergio Foguel. O instituto é o parceiro executivo do Fórum Mundial de Turismo, que tem o Ministério do Turismo entre seus cinco co-organizadores, juntamente com a Fundação Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, e três órgãos da ONU: a OMT – Organização Mundial do Turismo, Unesco, e PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Fonte: MVL Comunicação/Assessoria de Imprensa