Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, oferece nova estrutura para os turistas

Editoria: Vininha F. Carvalho 29/09/2004

O Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar,conta com uma nova estrutura na Base de Visitação Pública, localizada na Praia da Fazenda,no km 11 da Rodovia Rio-Santos - BR-101. As melhorias, que foram inauguradas no próximo possibilitaram condições mais adequadas para receber os visitantes.

Com essa obra, que contou com recursos do Projeto de Preservação da Mata Atlântica - PPMA,envolvendo os governos do Brasil e da Alemanha, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado -SMA, por intermédio do Instituto Florestal IF, que administra o parque, vai reestruturar o Programa de Uso Público, direcionando as atividades para a comunidade do entorno e das regiões do Litoral Norte e Vale do Paraíba.

A nova estrutura

A estrutura para visitação pública na Praia da Fazenda do Núcleo Picinguaba, começou a ser implantada em 1983, com a construção de um centro de visitantes com auditório para 70 pessoas, sala de exposição, oficina de arte e educação, biblioteca, videoteca e mapoteca, além dos locais de hospedagem.

Com a reforma, além das melhorias na hospedaria e no centro de visitantes, a base passa a ter também uma churrasqueira, um estacionamento e nova guarita.

A base de visitação encontra-se no extremo norte do parque, a 8 km da divisa com Parati, no Estado do Rio, e foi construída para aproveitar o grande potencial ecoturístico e educativo do Núcleo Picinguaba como as praias praticamente desertas, trilhas interpretativas, que permitem contato com diversos ecossistemas da Mata Atlântica, como as matas de encosta, manguezais, restingas e ambientes marinhos costeiros, além da aldeia indígena Boa Vista e das comunidades das vilas caiçaras, todas com suas culturas tradicionais preservadas.

O Parque Estadual da Serra do Mar ocupa 80% do Município de Ubatuba e, por esse motivo, o Instituto Florestal e a prefeitura local trabalham em parceria para promover a utilização da base por escolas e atrair turistas, desenvolvendo atividades de educação ambiental para a formação de agentes difusores sobre a temática da Mata Atlântica.

O Núcleo Picinguaba recebe, ao longo do ano, mais de 60 mil visitantes, chegando a hospedar cerca de 2.500 pessoas, que contribuem para o desenvolvimento econômico da região.

Fonte: Cetesb