Marca Coca-Cola ganha toque verde e amarelo no Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/11/2004

O tradicional vermelho da Coca-Cola, presente em todo o mundo, ganha um toque brasileiro, incorporando as cores verde e amarelo. "A iniciativa apenas reflete a inserção natural da Coca-Cola na sociedade brasileira. Há 62 anos, nossa marca está presente no dia-a-dia dos brasileiros e, hoje, apóia mais de 140 projetos, com investimentos de R$ 41 milhões. É a primeira vez no Brasil que se diferencia a marca do produto e a empresa Coca-Cola.", diz Marco Simões, diretor de Comunicação da Coca-Cola Brasil.A campanha de estréia da marca corporativa divulgará, na mídia impressa, todo o universo de ações da Coca-Cola Brasil na área da responsabilidade social. São programas ligados às áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura e esporte, representando os investimentos do Sistema Coca-Cola, que é composto por 19 grupos empresariais com abrangência nacional.

"A Coca-Cola Brasil acredita que é importante promover o desenvolvimento sustentável, conciliando o crescimento econômico com proteção ambiental e desenvolvimento social e permitindo uma melhoria gradativa da qualidade de vida dos brasileiros.", afirma Marco Simões.

"Somos uma empresa cidadã, porém nunca tivemos a preocupação de divulgar isso maciçamente. A sociedade amadureceu e passou a cobrar das empresas uma postura mais responsável e transparente na área social, influenciando até mesmo na decisão de compra, como acontece em outros países", completa. Em pesquisa recente, o Instituto Ethos apurou que 65% dos brasileiros discutiram com familiares ou amigos, em algum momento do último ano, o comportamento ético das empresas.

Campanha

Quando a Coca-Cola solicitou a criação de uma marca corporativa brasileira à agência de publicidade DPZ, o objetivo era ter uma imagem que identificasse imediatamente a firme relação que a Coca-Cola mantém com o Brasil há 62 anos. Na opinião de Marco Simões, "a solução encontrada foi muito feliz porque conciliou elementos nacionais com a logomarca mais valiosa do mundo"

"O desafio que a Coca-Cola nos passou foi o que escolher, o que abordar neste universo tão amplo. Afinal, estamos falando de mais de 140 projetos em educação, esportes, cultura, saúde e meio ambiente. Acabamos adotando a solução mais desafiadora, decidimos falar de tudo", diz Roberto Duailibi, sócio-diretor da DPZ.

A marca da Coca-Cola Brasil estará presente nas mensagens corporativas, não interferindo na comunicação dos produtos.

A campanha institucional de lançamento da marca será veiculada na mídia impressa por cerca de um ano, sempre mostrando a variedade e a quantidade de programas sociais e ambientais apoiados pela Coca-Cola em todas as regiões do país.

Ficha técnica da campanha:

Criação: Lisiane Kindlein e Eliana Sá

Diretor de criação: Luiz Vieira

Atendimento: Christiane Dumont / Érica Rabelo e Simone Castilho

Fotógrafo: Reinaldo Coser

Target: Homens da classe AB de 25 à 64 anos, com curso superior completo ou pós-graduado e posição profissional de nível superior.

Penetração: 56% do público definido no Target.

Coca-Cola Brasil

O Brasil é o terceiro país no ranking de vendas da Coca-Cola, atrás apenas dos Estados Unidos e do México. O Sistema Coca-Cola Brasil movimenta R$ 2,2 bilhões em matérias-primas de diferentes setores produtivos, emprega 26 mil funcionários diretamente e 260 mil indiretamente, recolhe anualmente R$ 2 bilhões em impostos e faturou R$ 6,5 bilhões. (dados referentes a 2003).