Editoria: Vininha F. Carvalho 13/08/2004
A partir deste mês, a Air France utiliza o novo aeroporto de Cantão, Baiyun, para seus vôos de Paris para Guangzhou, a capital da província chinesa de Cantão, realizados em aeronaves Airbus A330. O vôo AF 106 foi o primeiro vôo internacional a aterrissar nesta nova plataforma, criada para facilitar a correspondência entre as linhas domésticas chinesas.
Em janeiro de 2004, a Air France tornou-se a primeira companhia européia a voar para Cantão. Atualmente, a companhia explora, em sistema code-sharing, 11 vôos semanais, com sua parceira China Southern.
Nestes seis meses de atuação os resultados vêm crescendo, tendo apresentado em julho uma taxa de ocupação de 83%.
A região de Cantão é a mais dinâmica da China: realiza perto de 40% das exportações totais do País e recebe um terço dos investimentos diretos. O acordo assinado no mês de fevereiro deste ano entre a União Européia e a China visa também facilitar a mobilidade turística dos chineses.
A Air France tem, há muito tempo, um papel de pioneirismo na China. Ela é hoje a única companhia européia com quatro destinos diretos, sem escala, para o País: Guangzhou, Hong Kong, Pequim e Xangai. Em 2004,houve um aumento de capacidade de 50%.