Editoria: Vininha F. Carvalho 01/06/2005
A partir do dia 30 de maio, segunda-feira próxima, 50 taxistas de frota paulistana começarão a freqüentar um curso gratuito de 12 aulas de inglês básico, criado pela Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax).
O curso será realizado em 12 semanas - uma aula semanal, com turmas às segundas-feiras (10 às 12 horas) e terças (14 às 16 horas), no Sest/Senat - Rua Alfredo Guedes, 209, Santana.
Os taxistas aprenderão a cumprimentar, perguntar e responder sobre endereços, falar o valor da corrida, perguntar e dar informações importantes sobre lugares, pessoas, objetos e serviços, dentre outras informações importantes para atender passageiros do exterior. O curso é ministrado através de 25 aulas didáticas com acompanhamento em vídeo e apostila.
Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, explica que a iniciativa é benéfica não apenas para os taxistas, mas para o município como um todo. "É uma oportunidade para o motorista que quer investir em si mesmo, se diferenciar, atualizando-se ou aprendendo uma nova língua e, com isso, conseguindo mais passageiros", afirma.
"E a cidade e os turistas que visitam São Paulo também ganham, pois passarão a contar com mais taxistas bilíngües, elevando a qualidade da infra-estrutura turística".
No ano passado, no projeto piloto, 60 taxistas receberam o certificado de conclusão do curso de inglês básico.