Editoria: Vininha F. Carvalho 25/08/2003
Sete hotéis totalmente atualizados, com amplas e equipadas áreas para eventos e convenções. Esta estrutura, responsável por boa parte dos R$5 milhões investidos nos últimos três anos, fortaleceu o perfil do setor de eventos da Rede Deville. Ao contrário da área de hospedagem, que registra queda nas taxas de ocupação em função da grande oferta, o setor de eventos cresceu 300% no Brasil nos últimos 10 anos. Os dados são da pesquisa divulgada em dezembro último pelo Fórum Brasileiro dos Convention & Visitors Bureau.
O diretor de marketing e vendas do Deville, Cicero Vilela, explica que o faturamento do segmento varia de região para região e também por categoria de hotel. De acordo com ele, nas unidades Deville Express de Curitiba, Cascavel e Guaíra, de classificação econômica, o faturamento com eventos chega a 20% do total de cada unidade. Já nos hotéis Deville de Curitiba, Maringá e Porto Alegre, e Marriott, de Guarulhos, o setor de convenções representa 35% do faturamento total destes hotéis.
"Em média, os valores com hospedagem, locação de salas, equipamentos e alimentos e bebidas no setor de eventos em todas as unidades representam 30% do faturamento global da Rede Deville", afirma Vilela.
Segundo a pesquisa do Fórum Brasileiro, o setor de eventos representa cerca de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, gerando três milhões de empregos diretos e indiretos. Os dados apontam ainda que dos 330 mil eventos realizados anualmente no Brasil, 50 % acontecem na região sudeste. "Os hotéis de Porto Alegre e de São Paulo, em função das características próprias do mercado destas cidades, foram os que registraram maior crescimento na demanda de eventos", explica o diretor.
Dentro do ciclo de atualização dos sete hotéis da Rede Deville, finalizado em junho deste ano, o setor de convenções foi prioridade. O maior investimento aconteceu na unidade de Guarulhos (SP), onde o Grupo Deville atua como franqueado da Marriott International. Considerado o mais completo endereço para o turismo de negócios na região, o São Paulo Airport Marriott Hotel teve o centro de convenções totalmente reformado.
Na área de 2300 metros quadrados, com 15 salas para até 2000 pessoas, foi trocado o carpete e o local também ganhou nova pintura e sistema de iluminação inteligente com controle remoto. Uma atenção especial foi dispensada à rede lógica, que agora terá cabos com conexão para acesso rápido à internet e operação por meio de rede integrada. Além do centro de convenções, foram remodelados os apartamentos, as áreas comuns e instalados sofisticados sistemas de prevenção a incêndios.
No total foram investidos R$ 2,7 milhões para adaptar a unidade aos rígidos padrões de serviços e de segurança exigidos pela franqueadora norte-americana.
Na capital gaúcha, o mais novo hotel da rede - inaugurado em dezembro de 2000 a apenas 800 metros do Aeroporto Salgado Filho - conta com uma moderna estrutura para convenções. O Deville Porto Alegre possui oito salas com capacidade para até 800 pessoas, amplo foyer para montagem de estandes, equipamentos audiovisuais e infra-estrutura de um business center e de uma equipe de técnicos e profissionais especializados.
Em Maringá, também foi implantado um ágil sistema de conexão com a internet nos apartamentos e nos salões de convenções. As quatro salas com capacidade para 500 pessoas foram totalmente remodeladas, incluindo a decoração (carpete e pintura), infra-estrutura elétrica e sistema de iluminação. A obra ainda tratou da atualização dos apartamentos, num investimento total de R$ 1 milhão.
As salas dos Hotéis Deville Express Curitiba, Guaíra e Cascavel também foram reformadas e ganharam equipamentos modernos para atender seminários e convenções. No Hotel Deville da Rua Comendador Araújo, na capital paranaense, o espaço é um dos mais movimentados da cidade. A localização central, as cinco salas com capacidade para até 350 pessoas e a infra-estrutura completa de serviços e equipamentos audiovisuais são os fatores que mais atraem as empresas.
Segundo o diretor de marketing da Rede Deville, a moderna estrutura é fundamental, mas não suficiente para manter a empresa competitiva no disputado mercado hoteleiro. "Além das instalações, mantemos uma ampla estrutura de serviços, com alimentação, hospedagem, comunicação,tecnologia, segurança e logística de transportes capaz de suprir todas as necessidades dos clientes. Este conjunto de vantagens é o nosso diferencial competitivo no mercado de eventos", finaliza.