Editoria: Vininha F. Carvalho 28/01/2004
O Ministério do Turismo e a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) levam de hoje até domingo, 1 de fevereiro, a cara brasileira para a Fitur (Feria Internacional de Turismo), a maior feira do setor na Espanha, que acontece há 20 anos.
O estande brasileiro foi duplicado do ano passado para este, agora com 1,4 mil metros quadrados, e o número de co-expositores bateu o recorde de todos os anos - 56, contra 40 em 2003.
"A importância de estarmos na Fitur é a abertura do mercado emissor espanhol para o Brasil",afirma Jeanine Pires, diretora de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur.
"A nossa relação com a Espanha já está fortalecida com o crescimento dos vôos regulares entre os dois países", completa. Desde novembro passado, a companhia espanhola Air Europa passou a operar três vôos semanais regulares no trecho Madri - Salvador (BA), trazendo turistas estrangeiros para o Brasil e escoando carga perecível do Nordeste para o mercado internacional.
Este foi um resultado do trabalho do Governo da Bahia e do acordo entre Embratur e Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).
Desde que passou a cuidar exclusivamente da promoção do país no exterior, a Embratur aumentou em mais de 50% a participação no número de feiras internacionais - foram 24 em 2003 contra 15 em 2002.
Da mesma maneira, a presença brasileira está mais forte nestes eventos. Tudo isso é feito no sentido de aprimorar a forma de mostrar o Brasil ao mercado internacional, aprofundando o contato com o público geral e mostrando a qualidade da produção cultural brasileira.
Em 2003, a Fitur contou com mais de dez mil co-expositores e a participação de quase cem mil profissionais do setor.
(61) 429-7835 / 7836
www.embratur.gov.br
28/01/04