Analise com Tática

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/08/2003

Seja qual for o produto, o serviço ou o público-alvo, o objetivo de qualquer loja é vender. Esteja ela situada num sofisticado shopping center ou em uma tímida galeria numa rua comercial de altíssimo nível, ou em uma modesta rua de bairro, para que uma loja efetivamente venda deve apresentar uma imagem pertinente, informando com clareza quais são seus produtos, seus serviços e a quem exatamente ela quer atingir.

Qualquer coisa diferente disso é perda de tempo e, conseqüentemente, perda de prestígio, de confiança e, é claro, de dinheiro. Para que isso não ocorra, é necessário ajustar bem o foco, priorizar ações, ter coragem para inovar e, principalmente, falar a mesma língua do público-alvo.

É importante analisar todos os itens que formam a identidade visual da loja, como fachada, luminosos, interior,iluminação, comunicação visual, sinalização, materiais promocionais e o atendimento. Uma avaliação fria e impessoal é a tática a ser adotada que mostrará se o conjunto em sua somatória está apresentando a imagem correta que sua empresa quer e necessita transmitir.

Se os produtos e serviços oferecidos são destinados a um público de alto poder aquisitivo, por exemplo, não adianta querer economizar alguns trocados e pecar, por exemplo, na comunicação visual da loja, utilizando banners e cartazes baratos e sem qualidade. Eles irão somente comprometer a identidade da marca e da loja e não estarão comunicando o que se quer. Como uma loja vai induzir seus clientes a investirem em produtos de alto valor se a própria loja não faz isto pela imagem dela?

Isso pode parece óbvio, mas não é. A grande novidade, entretanto, é que quando os produtos e serviços são destinados a um público de baixo poder aquisitivo, investir numa comunicação visual criativa, vendedora e simples,porém, de qualidade, também é importante. É aí que todo mundo erra, pois ninguém sabe que esses cuidados assegurarão que as informações sejam realmente transmitidas com profissionalismo e eficácia, mesmo a um público mais modesto.

Ações simples, desenvolvidas com criatividade, baixo investimento e um bom design aplicado sempre garantem uma comunicação clara e vendem qualquer coisa a qualquer tipo de público. Dessa forma se estará contribuindo positivamente também na construção e na manutenção da marca e da imagem da loja, não apenas durante o período de sua utilização no PDV, mas principalmente no conceito formado na memória das pessoas. E, acredite, estar bem na mente das pessoas é o fundamento do sucesso.

Autoria: Luiz Renato Roble é designer e diretor de Criação da DATAMAKER DESIGNERS.

Serviço



A Datamaker Designers atua desde 1986 desenvolvendo projetos em design de ambientes, gráfico, e de produto. Com sede em Curitiba, no Paraná, a empresa tem como diretora-executiva a engenheira civil, Raquel Roble e diretor de criação, o designer Luiz Renato Roble.

Entre os principais clientes da Datamaker Designers estão: Athletic Way, Bergerson Joalheiros, Ceopar, Chlorophylla, Círculo, Correios, Furukawa, Global Telecom, HSBS, Livrarias Curitiba, Lojas Renner, Móveis Campo Largo, O Boticário, Shopping Eldorado, Trelelê Calçados, entre outros.

Fonte: Ana Navarro Assessoria de Comunicação