British Airways anunciou seus resultados nos ultimos meses

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/02/2004

A British Airways anunciou em 9 de fevereiro, um lucro bruto de £125 milhões para os três meses até 31 de dezembro de 2003, contra um lucro bruto de £25 milhões para o mesmo período no ano anterior.

Os números brutos de três meses elevaram os resultados para os nove meses a um lucro de £185 milhões, (2002: lucro de £335 milhões).

O lucro operacional para o trimestre foi de £138 milhões (2002: £53 milhões). Para os nove meses, o lucro operacional foi de £373 milhões (2002: £459 milhões).

Rod Eddington, diretor executivo da British Airways, disse: “Nós sobrevivemos ao maior período de teste na história da aviação. Isso teria sido impossível sem a determinação dos nossos funcionários de manter a British Airways no ar durante esse período conturbado, enquanto a empresa sofria redução de custos de £1,7 bilhões”.

No ano passado, tivemos bons resultados e uma melhora significativa. Eles demonstram o que podemos alcançar quando nos concentramos em atingir nossas metas de custos. Por exemplo, de acordo com o nosso programa de forma e dimensão futura,a redução do efetivo já alcançou 12.652, contra a meta de 13.000 a ser atingida em março de 2004”.

Agora, o desafio é elaborar nossas conquistas e oferecer rentabilidade sustentada através da posterior redução de custos, enquanto continuamos a oferecer serviços com qualidade. Nós continuaremos a simplificar a experiência de viajar para os clientes, utilizando melhor a nova tecnologia”.

Metade dos nossos clientes já utiliza bilhetes eletrônicos (e-tickets) e, nos horários de pico, o nosso website www.ba.com recebe 1000 reservas de vôos por hora. Os clientes também podem escolher seus assentos e solicitar refeições especiais através do site www.ba.com e futuramente, ainda este ano, poderão fazer alterações on-line aos bilhetes sem restrições. Em uma semana normal, 250 mil membros de nosso programa de fidelidade Executive Club conectam-se ao site.

Promover a economia de £300 milhões em custos empregatícios que anunciamos recentemente, além das outras iniciativas do planejamento empresarial, é a chave para atingir uma margem operacional de 10%”.

Lord Marshall, presidente, disse: “As questões de segurança causam certo impacto nas reservas antecipadas. Os volumes de bonificação de transporte a longas distâncias, porém, permanecem superiores aos níveis do ano anterior, mas os volumes da demanda de transporte para distâncias curtas permanece fraca. Os volumes de trânsito sem bonificação permanecem muito sensíveis ao rendimento”.

A promoção contínua de nossa estratégia de forma e dimensão futura e o programa de melhora do custo do planejamento empresarial recentemente anunciado são fundamentais para a rentabilidade sustentada”.

Os custos por unidade melhoraram pelo sétimo trimestre consecutivo, tendo sido reduzidos em 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso reflete uma redução líquida de custos de 2,9% sobre a capacidade, 2,7% mais alta em quilômetros por toneladas disponíveis (ATKs). Os empréstimos, líquido em espécie, depósitos e empréstimos a curto prazo, totalizaram £4.511 milhões em 31 de dezembro, £2,1 bilhões a menos do que o pico de dezembro de 2001.

O giro do grupo para o terceiro trimeste em £1.891 milhão foi de até 1,8% em um programa de vôos 2,7% maior, medido em ATKs.O rendimento de passageiros, medido por quilômetros por passageiro por receita (RPKs), diminuiu 0,85 no terceiro trimestre (2002: redução de 4,5%). O fator de assentos para o trimestre subiu 1,8 pontos a 72,7% sobre a capacidade, que foi 0,8% maior em quilômetros por assentos disponíveis (ASKs).

Os volumes de cargas para o trimestre foram de até 9,9%, medidos em quilômetros por toneladas de carga (CTKs), em comparação ao ano anterior. Os rendimentos diminuíram 10,4%, medidos em receita de carga por CTK.

O fator geral de carga foi de até 1,7 pontos a 68,7%. Para os nove meses, o fator geral de carga foi de até 0,8 pontos a 68,1%.

Conquistas de Forma e Dimensão Futura:

· Economia atingida de £795 milhões no custo anual, em relação à meta de £650 milhões para março de 2004.
· Economia atingida de custos em efetivo de £460 milhões contra a meta de £450 milhões para março de 2004. Redução do efetivo equivalente a 12.652 desde agosto de 2001 – a caminho de alcançar 13.000 em março de 2004.
·Economia atingida de £212 milhões em custos de vendas e distribuição, em relação à meta de £100 milhões.
·Economia atingida de £123 milhões no aprovisionamento, contra a meta de £100 milhões.
·Controle de £723 milhões, em comparação à meta de £900 milhões para março de 2004.
·46 por cento do mínimo das tarifas de lazer para distâncias curtas em 180 rotas vendidas on-line contra a meta de 50%.
·Margem operacional alcançada de 7,3% para o trimestre em comparação com 9,8% no T2, 2,2% no T1.

Sobre a British Airways

A British Airways, companhia aérea predileta no mundo, oferece vôos diários para Londres saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Com chegada em Heathrow, a British Airways permite mais de 100 conexões para diferentes destinos em todo o mundo. É a única a oferecer uma cama totalmente horizontal para passageiros da classe executiva, a ClubWorld.

A British Airways quer dedicar-se plenamente a você, oferecendo um serviço impecável, excelentes preços e máxima flexibilidade em seus vôos para Londres e Europa.

Fonte: The Jeffrey Group Brasil